7 de dez de 2020

A uva além dos vinhos e sucos

O resíduo da uva utilizado como fonte de antioxidantes para os animais 

Agora na Agro2Business, todas as segundas-feiras teremos um artigo exclusivo baseado na literatura científica com informações de subprodutos/coprodutos tanto da agroindústria quando da indústria de alimentos. A fim de trazer informações para você, comprador ou fornecedor de subprodutos/coprodutos na nossa plataforma.

Começaremos a primeira segunda-feira falando sobre a uva, uma fruta bastante conhecida por nós. O Brasil quase sempre está nas primeiras colocações de países produtores, porém quando falamos da uva, ele não é encontrado no topo da lista. No Brasil, o estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor da fruta, tendo como característica as pequenas propriedades agrícolas familiares da serra gaúcha.

Além do Rio Grande do Sul, outros estados aparecem com produções significativas, como São Paulo, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina. Da colheita, parte é destinada a exportação e outra parte da viticultura é destinada para a indústria para a produção de vinhos, sucos, espumantes e etc.

A uva quando processada, tem como subproduto/coproduto o bagaço, que é composto por cascas, sementes e polpa. A literatura mostra duas características desse subproduto/coproduto, ele pode ser bagaço doce/fresco ou bagaço tinto/fermentado, isso vai depender da finalidade para qual ele foi utilizado, se foi na produção de sucos ou de vinhos. O resíduo final pode ser utilizado tanto para adubos quando para adicionar na alimentação de animais.

Diferente de muitos subprodutos/coprodutos presentes no mercado, os resíduos da uva possuem um diferencial. Eles apresentam compostos fenólicos quem quando metabolizados vão apresentar efeitos antioxidantes. A utilização do resíduo da uva, além de diminuir o impacto causado no meio ambiente, também serve de antioxidante natural para ser fornecido aos animais. O bagaço da uva já é utilizado na alimentação de cordeiros e bovinos leiteiros.

Na Agro2Business.com você também pode vender o seu produto agro de qualquer segmento! 

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down