19 de maio de 2020

ABRA garante oferta de gordura animal durante a pandemia da covid-19

Mesmo em meio à toda turbulência causada pelo coronavírus não há risco de que falte gordura animal no mercado brasileiro. Seja para o mercado de biodiesel seja para o de produtos de higiene e limpeza. Quem garante é a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) num ofício enviado na semana passada à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A manifestação procura responder a um questionamento que havia sido feito à agência reguladora pela Associação Brasileiro das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e Uso Profissional (Abipla).

Entre grupos do setor de biodiesel chegou a circular a ideia de que as usinas de biodiesel reduzissem voluntariamente o uso de gorduras animais de forma garantir maior disponibilidade do insumo para a produção de sabões e outros produtos de limpeza necessários ao enfrentamento da pandemia.

A ABRA, no entanto, ressalta que a oferta de gordura animal não deverá ser afetada de forma mais substancial pelo combate ao novo coronavírus. “Destaca-se que não é esperada redução drástica na produção de gorduras de origem animal durante o período de combate ao novo coronavírus”, diz a nota da associação lembrando que as empresas ligadas à cadeia de produção de carnes estão incluídas entre as atividades essenciais listadas no Decreto Presidencial 10.282/2020.

Além disso, a nota pondera que a própria natureza da crise já tem se encarregado de direcionar uma parcela maior da gordura animal disponível para o mercado de higiene e limpeza uma vez que as políticas de quarentena adotados por estados e município vem reduzindo o consumo de diesel e, consequentemente, de biodiesel. Das 1.900 milhares de toneladas de gordura animal que foram produzidas no Brasil no ano passado, cerca de 705 mil toneladas foram para o setor de biodiesel e 520 para a indústria de higiene e limpeza.

*Se a sua atividade agropecuária gera resíduos e subprodutos amplie o seu canal de comercialização com a Agro2business  e monetize melhor suas vendas.

*Por outro lado, se o seu negócio utiliza como matérias-primas resíduos e subprodutos de origem agropecuária encontre na Agro2business  uma ampla oferta de itens e fornecedores confiáveis para o seu negócio. 

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down