3 de fev de 2024

Criação de búfalos no Brasil

 A criação e consumo de carne de búfalo está em crescimento no Brasil. Os búfalos são ruminantes e possuem um custo de criação mais baixo que os bovinos por ter maior resistência a doenças. Problemas no casco são raros e são resistentes à parasita, as fêmeas podem dar até 25 crias ao longo da vida, com primeiro parto em torno dos três ano;

A bubalinocultura é caracterizada pela criação de búfalos domésticos asiáticos que são altamente adaptados à inserção na cadeia agroindustrial de carne e leite.

Algumas de suas raças são:

Mediterrânea, Murrah, Jafarabadi conhecidos como búfalos pretos

Carabao, conhecida como búfalo rosilho.

Os bubalinos são de manejo simples, barato e rentável. O comércio Gourmet tem contribuido imensamente para que os produtoresinvistam na criação dos búfalos. Os produtos derivados são inúmeros: Mussarela em barra, Manteiga de garrafa, burrata, mussarela,ricota, queijo fresco, carne de búfala.

Vale ressaltar que a carne de búfalos contém 40% menos colesterol do que a carne bovina e o leite de búfalo, juntamente com o de cabra contém maior matéria seca o que não causa alergia no consumo humanos, diferentemente do leite das vacas.

Os Bubalinos são animais dóceis, inteligentes e rentáveis, fazem o manejo de roçagem evitando que seja utilizado algum máquinário para diminuir o capim mais alto. A alimentação é composta por capim, cana, milho verde, alguns aditivos, rações, sal proteinado entre outras opções .

Os processos de ordenha são semelhantes ao processo de vacas de leite. A reprodução é essencial para o lucro da propriedade. Permite maior vida útil, mais nascimentos de bezerros, maior produção e evita queda na produção de leite.

Vantagens do manejo reprodutivo:

  • Produção de leite homogêne
  • Aumento da produção de leite e carne
  • Aumento do ganho e diminuição dos custos de produção
  • Produção de leite homogênea ao longo do ano
  • Melhoramento Genético
  • Melhor gestão de propriedade
  • Maior índice de prenhez do rebanho

Portanto, se você é pecuarista e ainda não investe em uma dessas estratégias, que tal começar agora? Tanto para você quanto para os que já implantaram um desses sistemas, a Agro2Business  pode ser aliada especial. Que tal estabelecer esta parceria para encarar de frente este desafio?

E então, gostou do conteúdo? E se restou alguma dúvida aproveite para deixá-la aqui nos comentários. 

Estamos a disposição para melhor atendê-los, nosso WhatsApp: (11) 99815-7164.

O que você achou deste conteúdo?

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

Mãos segurando grãos de soja - Farelo de soja
Por Agro2Business
9 de maio de 2024
2 Comentários
Gado
Por Agro2Business
13 de abr de 2024
2 Comentários
subproduto-cana
Por Agro2Business
30 de mar de 2024
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down