1 de fev de 2021

Farinha de casca de ovos na nutrição animal

Uma forma de utilizar a casca de ovo na suplementação animal 

Ovo de galinha, sem dúvida, é um alimento muito conhecido e consumido mundialmente. É bastante prático e versátil, pode ser consumido frito, cozido e utilizado como ingredientes em diversas receitas. Existem diversos benefícios atrelados ao consumo de ovos, talvez, o principal seja que ele é um alimento rico em proteínas, tanto para nós humanos quanto para os animais. 

A China se destaca sendo o maior produtor mundial de ovos, seguida dos Estados Unidos, Índia, México e o Brasil. E aqui, o estado de São Paulo lidera a produção nacional de ovos. 

Além dos ovos de galinha, os ovos de codorna são bastante populares no Brasil e com o tempo mostraram-se ser um negócio cada vez mais rentável. Ovos de codorna ganharam um impulso na comercialização devido ao avanço tecnológico na produção, pois o produto que era vendido apenas in natura majoritariamente, passou a estender as vendas de ovos descascados ou em conserva. Porém, com esse crescimento observou-se que diariamente era gerado um grande número de cascas, o que seria o resíduo do ovo, obrigando assim o produtor a procurar uma maneira correta e sustentável de realizar o descarte desse material para que não gerasse um impacto no ambiente. 

Tendo em vista a versatilidade que o ovo pode ser consumido tanto por nós humanos quanto por animais, da casca do ovo foram feitos estudos que apontaram a possibilidade de sua utilização como fonte de suplementação de cálcio para os animais. Além de fonte de cálcio, a casca de ovo também possui níveis de proteína devido a resíduos de clara. A forma na qual ela é oferecida aos animais é em forma de farinha. 

A farinha da casca de ovo é uma ótima alternativa de inserir cálcio na dieta de diversos animais como ruminantes, aves, suínos e até alguns animais domésticos de maneira sustentável e viável economicamente. Além do cálcio, ela também é rica em magnésio. 

Consulte sempre um profissional, médico veterinário ou zootecnista, para fazer uma formulação adequada do concentrado antes de fornecer aos animais, para que não haja perca no desempenho do animal por uma formulação administrada de forma equivocada. 

No marketplace Agro2Business.com você também pode vender ou comprar produto/subproduto/coproduto do segmento agro como fonte alternativa para nutrição animal! 

Por Vinicius Ferarezi 

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down