18 de jan de 2021

O farelo de trigo na alimentação animal

Um cereal bastante conhecido mundialmente com um papel na nutrição animal 

O trigo, sem dúvidas, é um cereal conhecido ao redor do mundo. Com uma produção bastante difundida, tem a China como maior produtor. No grupo dos cereais, o trigo ocupa o terceiro lugar da cultura mundial, ficando atrás apenas do milho e do arroz, respectivamente. 

É um grão usado como matéria-prima da tão conhecida farinha de trigo, que é usada como base de muitas receitas como, pães, biscoitos, bolos, doces, massas e etc. A parte mais nobre do trigo é conhecida como gérmen de trigo, ele é o embrião da planta no início da germinação, também muito utilizado em receitas. O trigo além dessas utilidades também é utilizado como base na produção de muitas bebidas alcoólicas como cervejas, uísques e licores. 

Da produção da farinha de trigo para consumo humano, citada anteriormente, se tem acesso a mais de um resíduo. O subproduto/coproduto de maior importância econômica é o farelo de trigo. O que é o farelo de trigo? A partir da moagem da casca do trigo durante a produção de farinha, se tem acesso ao farelo de trigo, que serve como uma alternativa na alimentação animal. 

Como utilizar o farelo de trigo na alimentação animal? É um alimento que pode ser utilizado como fonte de proteína e como fonte de energia. Possui aproximadamente 18% de proteína e, por ser um alimento fibroso, tem a característica de ser um alimento energético. Além dos pontos positivos já discutidos em outros artigos como a redução dos impactos ambientais e a diminuição dos custos da produção, a utilização do farelo de trigo reflete na saúde do animal. Por ser um alimento rico em fibras, possuir proteínas altamente degradáveis e um baixo nível de amido, diminui-se as chances de distúrbios, como a acidose ruminal. 

Como utilizar o farelo de trigo? Pode ser utilizado na alimentação de ruminantes como vacas leiteiras, gato de corte e bezerros. A utilização do farelo de trigo possibilita a substituição de outros cerais, como o milho, sem alterar a palatabilidade dos concentrados. 

 Consulte sempre um profissional, médico veterinário ou zootecnista, para fazer uma formulação adequada do concentrado antes de fornecer aos animais, para que não haja perca no desempenho do animal por uma formulação administrada de forma equivocada. 

No marketplace Agro2Business.com você também pode vender ou comprar produto/subproduto/coproduto do segmento agro como fonte alternativa para nutrição animal! 

Por  Vinicius Ferarezi 

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down