5 de maio de 2022

O sistema radicular afeta a vida e a produtividade da cana-de-açúcar

Fertiláqua, um dos maiores grupos em nutrição, fisiologia vegetal e restauração de solos,  em colaboração com o grupo IDEA, organizou os webinars Solo Vivo e Produtividade Canavieira. Professor da Esalq/USP, Saulo Quassi de Castro, agrônomo da AgroQuatroS, Doroteia Ferreira, diretora da Fertiláqua e Dib Nunes, da equipe do IDEA.

Foram discutidos temas relacionados à vida do solo e sistemas radiculares, diretamente relacionados à produtividade da cana-de-açúcar, com ênfase nas relações entre microrganismos do solo, sistemas radiculares e presença de matéria orgânica.

Agro2Business.com Marketplace é uma plataforma digital dedicada à comercialização de subprodutos gerados na cadeia produtiva da cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar utiliza uma série de atividades do dia-a-dia que impactam diretamente nos meios de subsistência. biologia do solo, como preparo do solo, mecanização intensiva, baixas taxas de adoção de rotação de culturas e aumento do uso de defensivos químicos. Essas práticas realizadas ao longo de muitos anos resultaram em perdas significativas na produtividade das lavouras, o que também afeta a vida útil dos canaviais.

Bagaço para ração animal

Reconhecendo isso, a indústria tem buscado solucionar esses problemas, melhorando sua capacidade de absorção de água e nutrientes e aumentando a tolerância da cultura, com as atuais metas  de produtividade.

Se a sua atividade gera resíduos e subprodutos, expanda o seu canal de vendas com  Agro2Business.com e rentabilize  as suas vendas.

Segundo Andreote, o sistema radicular é a resposta para todas as perguntas. “Estamos  mais interessados ​​no submundo e isso mudou a forma como entendemos a agricultura. 90% dos problemas potenciais que ainda não sabemos como resolver. O grande desafio está aí”, comentou. Com raízes mais profundas, a planta tem acesso a maiores quantidades de água e nutrientes, o que auxilia no crescimento e quando cortada, a cana-de-açúcar fica menos propensa ao desenraizamento, o que  reduz o número de falhas no canavial, para maior produtividade, mesmo em cortes.

Sucroenergia e pecuária juntos

Além dos aspectos físicos e químicos, a biologia do solo  é tema de discussão entre produtores, serviços agrotécnicos e comunidade científica. Para ter um solo fértil e um ambiente equilibrado, esses três fatores devem receber igual atenção e foco.

Se o seu negócio utiliza resíduos e subprodutos agrícolas como matéria-prima, encontre no Agro2Business.com uma vasta gama de produtos e fornecedores de confiança para o seu negócio.

Para de Castro, a relação entre solo e vegetação é fundamental na busca pelo aumento da produtividade. “Tudo começou com o sistema de plantio de árvores. O pisoteio deve ser minimizado para que a terra “viva” na indústria açucareira. Sistematizar e utilizar a agricultura de precisão é muito importante. Os canaviais bem plantados, bem manejados e sistemáticos não foram pisoteados e se recuperaram na colheita. “Manter a cana-de-açúcar na linha  mantém o microbioma ativo”, explica.

Você sabia?! Na Agro2business.com você também pode vender o seu produto agro de qualquer segmento!

Sobre a Agro2Business

Saiba mais sobre nutrição animal clicando aqui.

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down