Subproduto/coproduto da indústria de sucos
A polpa cítrica é o subproduto/coproduto da indústria que produz sucos a partir de frutas cítricas como a tangerina, limão, laranja e etc. Aqui, vamos dar um foco maior na polpa cítrica originada das indústrias de produção de suco de laranja.
O Brasil é o maior produtor mundial de laranja, esse destaque está associado com o estado de São Paulo que, sozinho, é o maior estado produtor de laranja e suco de laranja do mundo, que corresponde a quase 80% de toda produção nacional. Grande parte da produção do suco é exportado como suco pasteurizado não concentrado.
#5 Polpa Cítrica
Aqui, chegamos ao final do cardápio de #5 subprodutos/coprodutos utilizados na alimentação animal que possuem poder de monetização, e finalizaremos com a polpa cítrica.
A polpa cítrica está se tornando cada vez mais popular na alimentação animal. É um subproduto/coproduto de alta demanda, originado a partir da indústria de sucos, assim como já foi falado aqui anteriormente. Ela é composta pelo bagaço, casca e sementes da laranja podendo ser oferecida aos animais in natura ou peletizada.
Quando oferecida in natura, existem algumas desvantagens relacionadas com o transporte, armazenamento e conservação do material. Por isso que na maioria das vezes, existe a preferência pela forma da polpa cítrica peletizada. A polpa cítrica quando passada pelo processo de peletização apresenta vantagens em relação ao armazenamento que, quando feito de maneira correta, em um lugar seco, ventilado e sem umidade, o material pode ser mantido por alguns meses.
A polpa cítrica peletizada, além desse ponto positivo de armazenamento também possui uma facilidade de manipulação e alta disponibilidade no mercado.
Com relação aos teores nutricionais a polpa cítrica possui um elevado teor de carboidratos, boa palatabilidade e digestibilidade para os animais. É um alimento energético rico em pectina, que ajuda a manter o pH ruminal estável prevenindo assim, a acidose ruminal. É rica em cálcio, porém tem um baixo teor de fósforo, sendo necessário fazer o balanceamento adequado de cálcio/fósforo.
Um outro destaque que a polpa cítrica possui é que o período da safra da laranja coincide com a entressafra de grãos, isso gera uma maior possibilidade de utilização da polpa cítrica, uma vez que os concentrados se encontram com valores mais elevados. É uma boa situação para percebermos a importância da utilização de bons subprodutos/coprodutos na alimentação animal, terá reduções de custos na produção, diminuirá o impacto gerado no ambiente e reduzirá a competição entre a alimentação animal e a nossa alimentação.
Na Agro2business.com você também pode vender o seu produto agro de qualquer segmento!
Por Vinicius Ferarezi 19/11/2020