4 de ago de 2020

Subprodutos podem ser reaproveitados na alimentação de ruminantes

Em seu estudo desenvolvido no Centro de Energia Nuclear da Agricultura (Cena) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, a engenheira agrônoma Beatriz Elisa Bizzuti avaliou possibilidades de reaproveitamento de alguns subprodutos agroindustriais na alimentação de ruminantes. Ao “Jornal USP”, Beatriz descreveu como realizou a pesquisa Sustentabilidade da produção: uso de subprodutos agroindustriais na produção de pequenos ruminantes, que teve a orientação do professor Adib Luiz Abdalla.

Nos laboratórios do Cena, a engenheira avaliou o potencial nutricional de subprodutos como bagaço e palhada de cana-de-açúcar, bagaço de laranja, bagaço de mandioca, casca de amendoim, casca de soja, palhada e resíduos de feijão e palhada de milho. Foram elaboradas duas dietas experimentais contento resíduo de feijão e casca de soja, em substituição parcial do milho triturado e farelo de soja. “Também elaboramos uma dieta controle com milho triturado farelo de soja”, descreveu Beatriz. O segundo ensaio foi realizado in vivo e foram avaliados o desempenho animal e a digestibilidade dos nutrientes, entre outros parâmetros.

Nos testes foram utilizados 16 animais (ovinos), sendo oito fêmeas e oito machos, agrupados aleatoriamente em cada tratamento. Segundo a engenheira, as dietas experimentais testadas, tanto no primeiro ensaio como no segundo, apresentaram performance similar à da dieta controle à base milho e farelo de soja.”Concluímos que o uso de alguns subprodutos podem, de fato, ser usados nas dietas de ruminantes sem interferir na produtividade”, afirmou a pesquisadora.

*Se a sua atividade agropecuária gera resíduos e subprodutos amplie o seu canal de comercialização com a Agro2business e monetize melhor suas vendas.

*Por outro lado, se o seu negócio utiliza como matérias-primas resíduos e subprodutos de origem agropecuária encontre na Agro2business uma ampla oferta de itens e fornecedores confiáveis para o seu negócio.

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

Bois
Por Agro2Business
30 de nov de 2022
Nenhum comentário
Por Agro2Business
20 de maio de 2021
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down