1 de jul de 2021

Subprodutos na alimentação de bovinos: caroço de algodão

 A alimentação animal com subprodutos de agroindústria tem sido realizada há muitos anos. 

Essa prática apresenta diversas vantagens, como a possibilidade de utilização de alimentos não empregados na alimentação humana, a agregação de valor a produtos que provavelmente seriam descartados pela agroindústria e, além disso, a destinação apropriada aos mesmos, contribuindo para diminuição dos riscos de poluição ambiental provocada pelo seu acúmulo. 

Dessa forma, a utilização de subprodutos da agroindústria em dietas de bovinos apresenta relevância do ponto de vista nutricional, económico e ambiental.

No tocante ao potencial produção, estima-se que na América Latina são produzidas mais de 500 mil toneladas de subprodutos e resíduos agroindustriais, sendo o Brasil responsável por mais da metade dessa produção (SOUZA; SILVA, 2002). cabe salientar que a diferença entre subproduto e resíduo está diretamente relacionada ao valor de mercado do produto. Um subproduto tem valor de mercado e por isso é comercializado, não sendo apenas um produto de descarte da agroindústria como o resíduo.

O caroço de algodão é um subproduto da agroindústria que tem sido utilizado tradicionalmente em dietas de bovinos, por conseguir concentrar numa única fonte alimentícia, proteína e energia em elevadas concentrações, além de ser fonte de fibra efetiva para ruminantes. 

O objetivo deste documento é descrever as características nutricionais, as formas de utilização e as limitações de uso do caroço de algodão, visando à sua utilização de forma racional e segura em dietas de bovinos. 

Subprodutos da agroindústria na alimentação de bovinos: caroço de algodão (embrapa.br)

Por Embrapa.com.br

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAC-2010/30396/1/doc-234.pdf

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down