12 de maio de 2022

Uma visão diferente do Café

Sem dúvidas o café é um produto muito querido e consumido por pessoas no dia a dia e que possui uma atribuição talvez desconhecida.

O Brasil é o maior produtor e maior exportador de café do mundo, além de competir com os Estados Unidos para saber com quem fica o primeiro lugar de maior consumidor. Apenas Minas Gerais é responsável por quase 50% de toda produção nacional do grão. O que pode ser novidade para algumas pessoas, é que o café também possui um subproduto/coproduto que também pode ser utilizado na alimentação animal.

Casca de café

A casca do café vem sendo utilizada em diversas pesquisas científicas, muitos autores apontam que ela pode apresentar grande potencial na alimentação de ruminantes, além de poder atuar como um alimento alternativo na substituição de cereais (soja, milho, trigo, cevada e etc) da ração concentrada fornecida para os animais. Por ser um subproduto/coproduto abundante e de baixo custo, possibilita uma produção de carne mais econômica, já que a alimentação possui influência nos custos.

Alguns fatores precisam ser levados em consideração, os estudos apontam fatores antinutricionais. A casca de café possui taninos e cafeína, que podem contribuir para diminuir a palatabilidade e a digestibilidade. O ideal é não fornecer valores superiores aos recomendados para a alimentação dos ruminantes.

Você pode contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas anunciando seu subproduto/coproduto aqui na Agro2Business. Diversas universidades precisam desse material para apresentar novidades que podem beneficiar muitas pessoas. Já existem estudos que mostram a eficiência da casca de café na alimentação de monogástricos, como os suínos.

Na Agro2business.com você também pode vender o seu produto agro de qualquer segmento!

Por Vinicius Ferarezi

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down