24 de abr de 2023

Creep Feeding: estratégia nutricional para potencializar a produção animal

Você conhece o método de suplementação Creep Feeding?  Já ouviu falar dele? Se te disseram que é um tipo de suplementação de bezerros, pode acreditar, pois, é disso mesmo que se trata. 

Este inteligente sistema que facilita o desmame e fortifica os bezerrinhos, demonstra ter muitas vantagens. Porém, não só. Também existem desvantagens no processo. Portanto, optar por ele deve ser uma decisão muito bem pensada. 

Neste texto, trazemos muitas informações sobre esta estratégia. E se deseja informar-se sobre como implementar e os benefícios e prejuízos que pode causar, fique por aqui e entenda o que é Creep Feeding. Aprenda muito mais sobre ele.                            

O que é Creep Feeding?

Creep Feeding é uma estratégia usada na pecuária para maximizar a alimentação de bezerros, favorecendo a desmama e acelerando o ganho de peso destes animais. Trata-se de fornecimento de alimentação super nutritiva, exclusiva para os bezerros. 

Trocando em miúdos podemos dizer que Creep Feeding é um modo de suplementação, que utiliza ração balanceada no cocho, sendo esta oferecida exclusivamente aos bezerros. Somente eles têm acesso. 

Segundo a Embrapa,  Creep-Feeding é uma suplementação pré-desmama, também conhecida como cocho-privativo.

O método implica na construção de um cerco com determinadas características. Por exemplo, há dimensões de comprimento e largura preestabelecidas. Além disso, a estrutura conta com um dispositivo de entrada que dá acesso somente aos novilhos. A passagem é bastante estreita, feita para inviabilizar a entrada de gado adulto.  

Dentro deste cerco é instalado um cocho privativo, com alimentação especial somente para os bezerrinhos em fase de amamentação. Nem mesmo as matrizes lactantes conseguem adentrar o cercado.

Creep Feeding: Qual o objetivo? 

A estrutura do creep feeding foi pensada, principalmente, para assegurar aos bezerros uma ração balanceada e nutritiva, fortalecida com suplementação enriquecida de vitaminas e minerais. Naturalmente, você deseja saber por que esta técnica restringe o acesso, ficando livre apenas para os bezerros, não é? 

Trata-se de um estratagema que possibilita que a cria se alimente adequadamente, já que isso nem sempre é favorecido junto ao rebanho adulto. A alimentação feita ao mesmo tempo e no mesmo espaço, deixa em desvantagem os pequenos garrotes. 

Isso ocorre devido à competição natural para todos chegarem ao cocho. Muitas vezes, os bezerros ficam impedidos de se aproximarem, ficando com sua alimentação deficiente. 

Com a adoção do Creep Feeding os bezerros acabam por superar a dependência do leite da matriz. Além disso, a taxa de crescimento é acelerada.

Como implementar?

Antes de decidir-se pela construção de um Creep Feeding, é bom repensar as metas pensadas para seu agronegócio, analisando a realidade de sua fazenda. Por exemplo, um aspecto atraente, para certas propriedades, que têm por objetivo a produção de bezerros, e cujo foco está na venda por quilo, é a valorização que o sistema agrega à cria.

Fazendas de cria estão sempre preocupadas em elevar a produtividade e para isso se interessam em adotar modos mais eficientes de nutrir os novilhos.  

Para implementação de um creep feeding há certos padrões a serem seguidos, pois, existem medidas a serem respeitadas. Se você pretende implementar um desses em sua fazenda observe os importantes detalhes necessários para instalação.  

Medidas para Creep Feeding

O espaço reservado ao Creep feeding é caracterizado por determinadas dimensões. Confira as medidas ideais e outras informações.

  • O cerco precisa contar com pelo menos 1,5m2 de espaço para cada animal.
  • É fundamental reservar um espaço para circulação dos filhotes. Para isto é preciso resguardar ao menos 2 metros entre a cerca e o cocho.
  • O acesso para adentrar no cercado não pode ultrapassar a largura de 40 centímetros e a altura de 1,20m. Tais medidas têm como objetivo impedir que bois adultos ou vacas lactantes adentrem o lugar e consumam a ração, exclusiva para os bezerros. 
  • É importante que a instalação tenha várias entradas. Por exemplo, para 50 crias, o espaço deve possuir pelo menos 4 entradas. Para 200 animais, 8 entradas são necessárias.
  • O cocho deve ter dimensões que possibilitem a alimentação de pelo menos dois animais ao mesmo tempo. 

Que cuidados tomar?

A montagem de um Creep Feeding exige certos cuidados importantes. Veja com que o produtor deve se preocupar ao implementar o sistema. 

  1.  Preocupe-se com o alimento oferecido

A ração, assim como a água ofertada, deve ter características de boa qualidade. Lembre-se também de que é necessário um consumo de 1 % do peso vivo/animal por dia.

Neste aspecto não deixe de estar atento aos nutrientes da ração, que além de nutritiva, deve ser balanceada. Não se deve esquecer que apesar do aleitamento ser de suma importância, depois dos 2 meses de vida os bezerrinhos necessitam de suplementação adequada, para que se efetive um ganho de peso consistente.  

  1. O período de adaptação é um desafio entre os cuidados a tomar.

Um dos desafios é a fase de introdução dos bezerros no Creep Feeding. Os filhotes não estão preparados para ficarem longe das mães. Eles necessitam da presença da matriz e sentem a separação. Além disso, o cercado é um espaço desconhecido para eles, onde não há sinais de vida, já que nenhum dos outros animais entra. 

Sendo assim, o proprietário deve preocupar-se em reservar, para a instalação do Creep Feeding, um local onde as crias tenham uma visão de suas mães. Este fator assegura aos filhotes maior tranquilidade e conforto. Impede o estresse que atrapalha um alimentar ideal. 

Desse modo, um período de adaptação se faz necessário. Uma boa ideia é colocar entre os bezerros um que já esteja adaptado a este sistema. Junte-o às outras crias e ele será como guia. 

Outra dica é deixar a entrada livre, no começo. Com isso as vacas entrarão no cercado, dando segurança aos filhotes para que ali permaneçam. Assim que ocorrer a adaptação, torne a restringir o espaço. 

  1. Cuide para que o local seja ideal

Conforme já citado acima, a cria precisa ter a mãe por perto. Portanto, considere instalar o cercado do Creep Feeding perto da área onde se situam os comedouros, bebedouros, perto do cocho de sal mineral, ou próximo à área de descanso das vacas. Isto proporcionará aos bezerros ter uma boa visualização das matrizes. 

  1. O desenvolvimento dos animais

Não perca de vista o manejo do Creep Feeding. Não basta aplicar a técnica e não monitorar. Um aspecto importante é acompanhar, bem de perto, o desenvolvimento dos bezerrinhos. Um fator de atenção, por exemplo, é observar como e quanto o peso altera, enquanto vai ocorrendo o desmame. 

  1. Tenha atenção com a estrutura do Creep Feeding

Um creep Feeding não exige complexidade em sua montagem. Trata-se de uma estrutura simples. A maioria se constitui apenas de espaço com as medidas-padrão, cercado com estacas e barras de madeira ou barras metálicas.

No entanto, alguns pontos são importantes. Por exemplo, é fundamental que a cerca seja resistente, capaz de conter qualquer investida dos outros bovinos. Outro ponto relevante é não esquecer que o cocho deve ser coberto, pois precisa estar protegido das chuvas.

Vantagens e desvantagens do Creep Feeding

Como qualquer outra técnica, o Creep Feeding oferece tanto vantagens quanto desvantagens. Veja alguns benefícios da estratégia e observe alguns inconvenientes que podem ocorrer. 

Quais são as vantagens?

  • Eleva a taxa de crescimento no decorrer da fase de cria;
  • Assegura ganho de peso e aumento da carcaça dos bezerros, ainda amamentando;
  • Possibilita rápido retorno das matrizes ao cio, ou seja, há melhoria na taxa de prenhez;  
  • Eleva-se a taxa de fertilidade das vacas;
  • O tempo de abate fica reduzido, fator que interfere positivamente nas finanças;
  • Ajuda a eliminar a dependência que os bezerros têm com a mãe e diminui o estresse pelo desmame.
  • Criação de animais melhor nutridos e mais sadios;
  • Ajuda a melhorar os resultados econômicos da fazenda, elevando a produtividade e otimizando o valor de venda;
  • Possibilita otimização do potencial genético dos animais;
  • Reduz o tempo de permanência do animal na fazenda, entre outras vantagens.

Quais são as desvantagens?

Apesar de ter se revelado uma boa estratégia, o Creep Feeding pode trazer algumas desvantagens, como por exemplo:

  • O gasto com o concentrado, que muitas vezes é elevado, pode reduzir a lucratividade;
  • Nem sempre os bezerros respondem bem à estratégia. Pode ocorrer que alguns apresentem baixo desempenho, quando completamente desmamados e colocados no pasto. 
  • Há casos em que demonstram dificuldades de adaptação à nova forma alimentar baseada em volumosos, que conta com maior teor de fibra bruta. 
  • Animais submetidos ao  Creep feeding podem apresentar distúrbios digestivos como, por exemplo, a acidose ruminal. Esta doença pode ocorrer em face de dieta não equilibrada, em relação à volumosos e concentrados. 

Outras formas de suplementação

Não apenas o creep-Feeding tem contribuído para a pecuária, como modo de suplementação. Outro tipo, também reconhecido como eficaz é o Creep Grazing. Conheça, abaixo, um pouco sobre este método.

Creep- Grazing

Também conhecido como pasto-privativo, o Creep Grazing difere do Creep Feeding. Enquanto o Creep-Feeding é instalado em um cercado, o Creep-Grazing é um pasto exclusivo para os bezerros. Ele é montado próximo às vacas, em meio ao pasto, onde fica o gado adulto, de modo a deixar os bezerros à vista das matrizes.

A este pasto, com pastagem altamente nutritiva, somente os bezerros têm acesso. Estes ficam muito mais fortalecidos e se desenvolvem muito mais. Algumas forrageiras são apontadas como melhores para o consumo no Creep-Grazing. 

Entre elas estão: colonião, milheto, coast -cross, Mineirão ou Leucena e estilosantes, entre outras.

Conclusão

Creep-Feeding é uma forma de suplementar as crias de bovinos, auxiliando no desmame e evitando o estresse dos animais envolvidos. Um de seus principais benefícios é favorecer um desenvolvimento rápido dos bezerros.

Apesar dos benefícios, também existem algumas desvantagens que impedem alguns proprietários de adotar o sistema. No entanto, com um plano bem pensado, o Creep Feeding pode ser a solução que você procura para sua propriedade. 

Um dos aspectos mais importantes é saber onde adquirir produtos de qualidade para que seu Creep Feeding dê certo. Mas, isso não é problema para quem conhece a Agro2Business. Esta é a plataforma perfeita para os produtores que querem crescer e aumentar a lucratividade. 

E então, você gostou do conteúdo?  Compartilhe! Se restou alguma dúvida, deixe nos comentários. 

O que você achou deste conteúdo?

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

Por Agro2Business
12 de jun de 2024
Nenhum comentário
Por Agro2Business
12 de jun de 2024
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down