9 de set de 2021

Dicas para melhorar a nutrição do gado

Invista na nutrição do seu rebanho e suas vacas irão recompensá-lo. Se o seu programa de nutrição não atender às necessidades do gado, você pode deixar o desempenho e, em última análise, o lucro na mesa.

Confira abaixo 3 dicas para melhorar a nutrição do gado:

1. Investir agora paga dividendos depois

A base de qualquer programa de nutrição de gado é mineral. Fornecer ao gado um mineral de alta qualidade ajuda a manter um escore de condição corporal (EEC) consistente durante todo o ano para maior sucesso reprodutivo.

Existe uma forte correlação entre os resultados de reprodução e a lucratividade. Mais vacas criadas se traduz em mais bezerros nascidos, o que significa mais bezerros desmamados e mais quilos para vender. Se você conseguir mais bezerros no chão, isso significa mais dinheiro potencial no seu bolso.

Os alimentos básicos parecem muito mais baratos, mas quando você olha para o total de dólares, a nutrição de alta qualidade é mais econômica e pode se pagar por si mesma.

2. Concentre-se nos momentos-chave

Em um dado momento, uma vaca produtiva está comendo por dois ou três. Ela provavelmente está prenhe de um feto e ainda pode estar amamentando um bezerro. Os nutrientes que o bezerro recebe no útero e ao lado podem afetar suas futuras habilidades reprodutivas.

Coletar pontuações de condição corporal da vaca com frequência e durante momentos críticos, como parto e recria, pode ajudá-lo a determinar as necessidades nutricionais do rebanho em tempo real. Ajustar a nutrição em tempo real para manter os escores de condição corporal (EEC) pode ajudar a proteger o futuro potencial reprodutivo de seu rebanho.

Agir com base nos dados do EEC é vital porque agir sem esse parâmetro pode custar caro. Por exemplo, vacas com um EEC de 3 no parto precisam ganhar mais de 1,4 quilos por cabeça por dia para estar com um EEC de 5 antes do parto. Além disso, ela provavelmente está amamentando um bezerro, o que torna isso ainda mais difícil e caro de fazer na maioria das condições do mundo real.

3. Estreite as janelas

Um bom EEC pode diminuir o intervalo pós-parto, então as vacas emprenham mais cedo na estação de monta. Uma mudança de apenas um ponto no EEC afeta o retorno ao estro e a confirmação da prenhez.

Para um rebanho de 100 vacas, uma queda de um ponto no EEC, de 6 para 5, no parto pode equivaler a cerca de 25 bezerros nascidos mais tarde ou não nasceram porque a nutrição caiu após o parto. Os bezerros nascidos mais tarde resultam em menos peso ao desmame.

Assim, use um programa de nutrição de alta qualidade no qual você não precise pensar muito. Dessa forma, você pode se concentrar nas outras áreas do seu negócio. Prepare suas vacas para o sucesso com um bom programa de nutrição durante todo o ano. Nunca deixe suas vacas terem um dia ruim.

Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down