22 de jan de 2021

Resíduo de biscoito na alimentação animal

Um subproduto/coproduto que vem conquistando sua popularidade. 

Os subprodutos/coprodutos agroindustriais possuem uma maior popularidade quando comparados com os resíduos gerados pela indústria alimentícia para consumo humano, por exemplo. Porém, com o passar do tempo e o avanço das pesquisas científicas a popularidade de alguns resíduos da indústria alimentícia vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. 

É o que acontece com o resíduo de biscoito/bolacha. Atualmente o Brasil se destaca como um dos maiores produtores de bolacha do mundo, juntamente com a China e os Estados Unidos. Existe uma grande variedade de biscoitos e bolachas, que podem ser doces, salgados, recheados, waffle, cream cracker, biscoitos para aperitivos e petiscos e etc. 

O que é o resíduo de biscoito/bolacha? Com os diversos produtos citados anteriormente e a grande produção, o resíduo se da a partir do amassamento e do cozimento de massas farinhadas. 

E para que serve esses resíduos? Os estudos já apontam uma grande versatilidade na utilização desse material na alimentação animal, pois ele pode ser utilizado na alimentação de galinhas, codornas, suínos, alevinos de tilápia-do-Nilo, ovinos e bovinos. Além do valor de baixo custo, o que pode baratear a produção, o farelo de biscoito/bolacha possui uma alta palatabilidade por ser um resíduo oriundo da indústria para alimentação humana. 

 Como utilizar o resíduo de biscoito/bolacha? Devido à alta concentração de carboidratos, é um alimento utilizado como fonte de energia para os animais e contém quantidades de proteínas similares com o milho, porém, com um preço mais acessível. Outra possibilidade de utilização do resíduo de biscoito/bolacha e outros resíduos de panificadores é como aditivos na alimentação tanto de monogástricos como ruminantes. 

 Consulte sempre um profissional, médico veterinário ou zootecnista, para fazer uma formulação adequada do concentrado antes de fornecer aos animais, para que não haja perca no desempenho do animal por uma formulação administrada de forma equivocada. 

 No marketplace Agro2Business.com você também pode vender ou comprar produto/subproduto/coproduto do segmento agro como fonte alternativa para nutrição animal! 

 Por: Vinicius Ferarezi 

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down