1 de mar de 2021

Alimentação de galinhas de corte com subprodutos/coprodutos da indústria alimentícia

Apresentação de opções de subprodutos/coprodutos na alimentação de galinhas de corte a partir de revisão de artigo científico 

A produção da carne de frango é um negócio que cresce cada vez mais e é bastante difundida por todo o mundo. O Brasil se destaca sendo o maior produtor e exportador mundial de carne de frango, seguido da China e dos Estados Unidos. 

Tendo em vista que o custo da produção, 75% está atrelado à alimentação das aves, é necessário buscar medidas que possibilitam a redução dos gastos, pois a maior parte da dieta convencional é baseada por milho e soja. 

Em um artigo científico, foi realizada uma revisão bibliográfica e levantado opções de subprodutos/coprodutos de indústrias alimentícias que possuem potencial a serem utilizados como fonte de alimento para frangos de corte, afim de reduzir a competição por alimento em comum entre os animais e os humanos, diminuir custos de produção e reduzir impactos ambientais por descartes inapropriados de resíduos. 

Os autores dividiram os subprodutos/coprodutos em dois grupos: Origem vegetal e origem animal. Os resíduos de origem vegetal são: torta de babaçu, farinha de babaçu, torta de dendê, farelo de girassol, torta de girassol, farinha de mandioca e bagaço de mandioca. 

Os resíduos de origem animal são: farinha de carnes e ossos, farinha de sangue, farinha de penas, farinhas de vísceras, farinha integral de peixe, sebo bovino, banha suína, óleo de peixe e óleo de frango. 

Ao final do artigo é possível acessar a referência para informações mais detalhadas dos produtos. 

Consulte sempre um profissional, médico veterinário ou zootecnista, para fazer uma formulação adequada do concentrado antes de fornecer aos animais, para que não haja perca no desempenho do animal por uma formulação administrada de forma equivocada. 

No marketplace Agro2Business.com você também pode vender ou comprar produto/subproduto/coproduto do segmento agro como fonte alternativa para nutrição animal! 

Por: Vinicius Ferarezi 

Referência bibliográfica Amorim, A. F., da Silva, G. F., Rodrigues, K. F., de Sousa, J. P. L., & Soares, J. A. R. (2015). Subprodutos utilizados na alimentação de frangos de corte. PUBVET, 9, 195-251.

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down