27 de maio de 2022

Cresce a demanda por fontes alternativas de nutrição animal

Uma ampla gama de produtos/subprodutos agrícolas, derivados de resíduos alimentares e subprodutos de atividades agrícolas e agrícolas, estão se tornando fontes alternativas de alimentos/nutrientes, para substituir ou complementar produtos mais tradicionais, como tortilhas ou soja.

Exemplos incluem:

  • Farelo de girassol.
  • Trigo e glúten.
  • Polpa cítrica.
  • Cana-de-açúcar.
  • Laranja.
  • Bagaço.
  • Amendoim.
  • Bolinhos de arroz.
  • Palha de feijão.
  • Resíduo de milho DDG  de cereais para produção de etanol.
  • Entre muitos outros.

Segundo a Embrapa, quando há mais opções de ingredientes, as chances de atender às necessidades nutricionais do rebanho também aumentam, com respostas positivas em termos de ganho de peso.

Esse novo cenário é reforçado, por exemplo, pelos fortes preços do milho e pela preocupação com a oferta, impulsionados pela forte demanda de grãos, interna e externamente, no segundo semestre. Além de ser a principal matéria-prima para suínos e frangos de corte, o milho também é cada vez mais utilizado na pecuária, com o número de animais criados em cativeiro aumentando a cada ano.

“Diante desta conjuntura do mercado do milho, identificamos um aumento próximo a 0% na procura por fontes alternativas para alimentação animal em nossa plataforma entre julho e setembro”, diz Thiago Mateus, founder da Agro2Business – http://www.agro2business.com –, marketplace especializado exatamente na comercialização e monetização de subprodutos/coprodutos do agronegócio.

Em recente webinar no canal do Youtube da Agro2Business, a engenheira agrônoma Beatriz Elisa Bizzuti, pesquisadora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, destacou o potencial nutricional de subprodutos agroindustriais para boa alimentação de ruminantes, a partir de estudo desenvolvido por ela.

De acordo com Mateus, “a crescente digitalização no agronegócio, acelerada pela pandemia, também mostrou ao mercado que a comercialização convencional, offline, dos subprodutos/coprodutos do agronegócio estava defasada, sendo limitada, baseada em contatos locais, buscas por telefone e pesquisas aleatórias na internet”.

Por meio de funcionalidades de geolocalização, ranqueamento de usuários e compra protegida – que assegura o pagamento para o vendedor e a veracidade e entrega do produto para o comprador –, a Agro2Business vem ampliando as oportunidades de negócios e de monetização ao expandir as conexões dos participantes da cadeia produtiva de subprodutos/coprodutos do agronegócio.

Em relação ao modelo de negócios, Mateus destaca que o cadastro é gratuito tanto para vendedores quanto para compradores. “Só quando a transação é concluída é que uma pequena taxa de corretagem é descontada do vendedor”, explica. A meta da Agro2Business até o final do ano é crescer de 1.200 para 3.000 usuários e de 800 para 5.000 anúncios.

Outro movimento foi identificado, enfatizando a governança, exigindo que as empresas de saúde e nutrição animal vendam seus respectivos produtos prontos para uso na plataforma. “Como esses fabricantes já atuam dentro do Agro2Business na compra de matérias primas, também passaram a utilizar a plataforma para vender seus produtos acabados, com foco na redução de custos e aumento de escala.”

O que você achou deste conteúdo?

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-cana
Por Agro2Business
30 de mar de 2024
Nenhum comentário
subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down
Portal de Conteúdo Agro2Business
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.