18 de mar de 2021

Diferentes suplementos podem contribuir para sucesso da produção pecuária

Suplementos proteicos e energéticos ajudam no ganho de peso e melhoram a produtividade do rebanho

Os suplementos são fundamentais para otimizar a produção na pecuária, seja de corte ou leiteira. Uma alimentação balanceada acompanhada da boa genética e o manejo cuidadoso são fatores determinantes para uma produção pecuária de qualidade

Para isso, os animais precisam estar bem nutridos com proteínas, vitaminas, energia e minerais em níveis adequados para expressar todo seu potencial produtivo. Com uma alimentação completa, os bovinos tendem a produzir carne e leite de qualidade superior e com maior valor agregado.

A suplementação deve ocorrer quando o animal está com deficiência de nutrientes no organismo ou, na maioria dos casos, para evitar que essa deficiência ocorra. Para isso, existem suplementos minerais, energéticos e vitamínicos que, geralmente, são oferecidos junto com a alimentação diária nos cochos ou comedouros.

No caso da suplementação proteica de animais a pasto, por exemplo, os impactos incluem desde uma melhor conversão alimentar até o ganho de peso vivo e, como consequência, a diminuição dos ciclos produtivos da pecuária de corte.

Tipos de suplementos 

A suplementação proteico energética é realizada para suprir ou complementar a alimentação dos animais, que podem não atingir o peso ideal somente com a alimentação tradicional. Ela é comum, principalmente, para o gado criado a pasto, que em épocas de seca tem uma pastagem escassa e nutricionalmente empobrecida.

Na bovinocultura de corte, o uso de quantidades maiores de alimentos concentrados é inevitável, pois com o melhoramento genético dos animais vem também um aumento nas exigências nutricionais.

Assim, cada vez mais os pecuaristas têm utilizado fontes suplementares como as misturas múltiplas de concentrados, proteinados e energéticos, buscando atender de maneira mais completa às exigências nutricionais e aumentar o desempenho do rebanho.

Entre os principais exemplos dos alimentos chamados de concentrados, podemos citar: 

Proteicos: farelo de soja; farelo de algodão; ureia; farelo de amendoim, cevada, glúten de milho, dentre outros.

Energéticos: milho, polpa cítrica, sorgo, milheto, farelo de trigo, farelo de mandioca, dentre outros.

Esses alimentos juntamente com os minerais ajudam a compor uma suplementação de mistura múltipla para os animais.

Minerais: os minerais são essenciais para o funcionamento adequado de vários processos bioquímicos do organismo do animal, e podem ser classificados em macro e microminerais. Os macro minerais são, por exemplo, o Cálcio, Fósforo, Sódio, Potássio, Cloro, Magnésio e Enxofre. Já dentre os microminerais podemos destacar o Ferro, Selênio, Iodo, Zinco, Cobre, Cobalto, Manganês e Molibdênio.

Sal proteinado: o sal proteinado, por sua vez, é um suplemento enriquecido com proteínas, contendo minerais citados acima, além de vitaminas A e E, dentre outros.

Suplementação vitamínica: as vitaminas A, D e E são utilizadas com frequência na pecuária para aumentar a produtividade.O fornecimento de vitaminas estimula o potencial produtivo dos animais, além de ajudar a manter a saúde em dia. O fortalecimento do sistema imune é um dos principais benefícios ocasionados pelo fornecimento de vitaminas na suplementação.

Por isso o produtor precisa sempre estar atento à alimentação do rebanho, tendo em vista também que a nutrição animal geralmente representa os maiores custos dentro da propriedade.


Por Mayk Alves é fundador do Portal Vida no Campo e Agro20.
Neto de lavradores, sempre esteve envolvido com as atividades do campo e tem por missão disponibilizar informações sobre o mundo do agronegócio de maneira objetiva e dinâmica.

O que você achou deste conteúdo?

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-cana
Por Agro2Business
30 de mar de 2024
Nenhum comentário
subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down
Portal de Conteúdo Agro2Business
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.