9 de dez de 2020

Manejo do gado de corte pode influenciar no resultado da carne

Brasil se destaca na produção, consumo e exportação de carne bovina, com tendência de crescimento ainda maior nos próximos dez anos 

A criação de gado de corte é uma das principais atividades agropecuárias do país. São mais de 200 milhões de cabeças de gado espalhadas pelo país, de Norte a Sul; o que torna o Brasil um dos maiores produtores de carne bovina do mundo.

Dessa forma, essa criação abastece o mercado interno e externo, já que o país lidera o ranking dos maiores exportadores de carne bovina em todo o mundo há alguns anos. Fato que tem um peso significativo na balança comercial.

Para que o país obtivesse sucesso nesse mercado foi preciso aprimorar, ao longo dos anos, as técnicas de manejo que influenciam diretamente no produto final e a carne que chega em nossas mesas. 
Alimentação, vacinas e bem-estar animal são fatores que influenciam diretamente no resultado dos produtos do setor. Isso porque um manejo inadequado - como a vacinação em local errado, por exemplo - pode tanto machucar o animal como alterar a qualidade da sua carne. 

Nutrição animal

A nutrição animal é um dos fatores do manejo que mais influencia no sabor e maciez da carne. Isso sem contar, é claro, fatores diretos como a raça do animal e a sua idade.

Algumas características da carne, como a suculência, são determinadas pelo teor de gordura entre as fibras: o marmoreio. Esta é uma das características determinadas pela raça e pelo grau de acabamento da carcaça.

Contudo, os bovinos de corte, para obter maior crescimento e ganho de peso saudável, precisam de uma alimentação rica em vitaminas e minerais. Dessa forma, a dieta deve ser balanceada, fornecendo proteínas, gordura, cálcio, minerais, hidratação adequada e vitaminas.

A alimentação do gado pode incluir desde pastagens, forrageiras e silagens até restos de culturas, cascas, cereais como milho, trigo, arroz, sorgo, raízes e tubérculos, entre outros.

Além disso, ele pode ser criado a pasto ou em confinamento. E estes também são fatores que influenciam tanto na alimentação do gado como na qualidade da sua carne. 

Boi verde

Ao contrário do confinamento, a técnica que cria o chamado boi verde é caracterizada pela criação livre do gado, e o manejo é controlado com base em pastagens. Mas, embora o seu tipo de criação seja livre, o boi verde também é confinado por um período de até noventa dias antes do abate.

Dessa forma, o ideal é sempre adotar técnicas de manejo que não causem estresse aos animais em todos os momentos, seguindo as boas práticas agropecuárias.

Projeção do setor

De acordo com as projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Embrapa Gado de Corte, dentro dos próximos dez anos deve haver um aumento de produção do setor de carnes de cerca de 24%, sendo a carne bovina responsável por aproximadamente 16% desse crescimento.

Por Mayk Alves é fundador do Portal Vida no Campo e Agro20.

Neto de lavradores, sempre esteve envolvido com as atividades do campo e tem por missão disponibilizar informações sobre o mundo do agronegócio de maneira objetiva e dinâmica.

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down