1 de fev de 2021

Nutrição é um dos fatores mais importantes para a produtividade na pecuária

Alimentação dos animais faz parte de um bom manejo para produção de qualidade

O Brasil é referência quando se fala em produção e exportação de proteína animal. Para se manter no ranking, os produtores rurais precisam adotar manejos específicos com os animais para obter um produto final de qualidade, seja ele carne, leite ou ovos.

Parte da excelência dos produtos brasileiros se deve ao manejo adequado, que inclui, além do melhoramento das raças ao longo dos anos, o manejo sanitário e a nutrição dos animais.

Aliás, uma das partes mais importantes do manejo é a alimentação dos animais. Uma dieta de qualidade faz com que o gado expresse todo seu potencial produtivo e se mantenha saudável. Do lado oposto, uma alimentação deficitária pode acarretar prejuízos, deixando os animais doentes e reduzindo a produtividade.

Porém, cada animal tem necessidades nutricionais diferentes, que variam - entre outros itens - de acordo com idade, peso e a atividade a que se destina.

Alimentação para gado de corte e leite

Para desenvolver um bom trabalho na pecuária, os investimentos são altos e os custos com alimentação podem chegar a 60% do total. Para crescer bem e de forma saudável, os animais devem receber todas as proteínas, vitaminas e minerais necessários para que produzam de acordo com as metas estabelecidas pelo produtor.

Assim, num rebanho de gado de corte, por exemplo, a dieta precisa de alimentos volumosos e concentrados. Os alimentos volumosos contém alto teor de fibra bruta e baixo valor energético. Aqui podemos citar as pastagens, silagem, resíduos de agroindústrias e restos culturais, dentre outros.

Já os alimentos concentrados são aqueles com menor quantidade de fibra, mas com alto teor energético. Eles possuem mais nutrientes que os volumosos, e podem ser divididos em energéticos e proteicos. 

Os energéticos - como milho, sorgo, trigo e raízes como mandioca e batata - apresentam uma quantidade menor que 20% de proteína bruta. Já os proteicos contém mais de 20% de proteína bruta na composição, e podem ser de origem vegetal, como soja, algodão ou amendoim, por exemplo

É importante lembrar que somente a pastagem não é suficiente para suprir uma dieta balanceada, e é necessária a suplementação para atender todas as necessidades do animal.

Assim como para o gado de corte, as vacas leiteiras também precisam de alimentos volumosos e concentrados, minerais e vitaminas.

Alimentação de suínos

Em todas as etapas da vida dos suínos, a alimentação necessita de vitaminas para auxiliar no ganho de peso dos animais e na prevenção de doenças, sendo as vitaminas cruciais para manter a saúde dos porcos.

A nutrição dos suínos exige vitaminas do complexo A, B, vitamina D, dentre outras mais específicas para, por exemplo, funções reprodutivas e preventivas de algumas doenças.

É comum na base da alimentação de suínos o milho moído e o farelo de soja. Porém, esses alimentos não possuem todos os complementos necessários aos animais. Por isso é necessário complementar com núcleo vitamínico mineral que contenha fósforo e cálcio, por exemplo.

Alimentação para aves

As galinhas poedeiras precisam de alimentação específica, e existem rações que podem ser compradas prontas ou produzidas na propriedade. Porém, é preciso estar atento no produto final - o ovo - que precisa de cálcio para se formar por completo. 

Assim, a alimentação dessas aves deve conter esse elemento para que os ovos sejam sadios, agregando valor de mercado. A ração para aves poedeiras deve conter farelo de soja, milho ou farelo de milho, calcário calcítico, sal mineral e algumas vitaminas e minerais. 

Um detalhe importante é que, caso a galinha coma o próprio ovo, quer dizer que há falta de cálcio no seu organismo.

Já os frangos de corte devem ser alimentados à base de ração. Porém, há rações específicas para cada fase da vida do animal, e em todas as fases da vida é necessária uma alimentação rica em proteínas.

Por Mayk Alves é fundador do Portal Vida no Campo e Agro20.

Neto de lavradores, sempre esteve envolvido com as atividades do campo e tem por missão disponibilizar informações sobre o mundo do agronegócio de maneira objetiva e dinâmica.

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down