Os resíduos da batata ainda são pouco conhecidos no mercado, com o tempo, com certeza ganharão seu espaço.
O destaque de maior produtor mundial de batata vai para a China, seguida da Rússia, Índia, Alemanha, Ucrânia entre outros países, pois esse tubérculo é bastante conhecido, difundido e consumido no mundo todo. Aqui no Brasil, o destaque de maior produtor nacional vai para o estado de Minas Gerais.
A produção de batata cresce cada vez mais, mundialmente. Seu consumo não é apenas in natura, tendo em vista sua versatilidade, a batata pode ser processada de diversas maneiras, desde congelada até desidratada, porém, o destaque vai para a batata palha e os chips de batata. Esses processos geram grandes quantidades de resíduos que envolvem a casca, a polpa residual e amido.
O destaque do uso dos resíduos da batata vai para seu potencial de alimento energético na alimentação animal. É um substituto viável economicamente para o produtor que pode substituir parte dos alimentos energéticos convencionais pelo resíduo da batata. A secagem das cascas é a maneira mais viável de armazenar, transportar e manusear pois reduz o volume do material e previne a deterioração do mesmo.
Consulte sempre um profissional, médico veterinário ou zootecnista, para fazer uma formulação adequada do concentrado antes de fornecer aos animais, para que não haja perca no desempenho do animal por uma formulação administrada de forma equivocada.
No marketplace Agro2Business.com você também pode vender ou comprar produto/subproduto/coproduto do segmento agro como fonte alternativa para nutrição animal!
Por Vinicius Ferarezi