27 de jan de 2021

Resíduos do coco na alimentação animal

Estudos recentes mostram a eficiência da utilização da casca do coco na alimentação de ruminantes 

O coco verde, sem dúvidas, é um fruto bastante conhecido ao redor do mundo. O coco verde é o fruto do coqueiro, essa planta tem como origem o sudeste Asiático, porém, houve uma distribuição bastante significativa para outros países, incluindo o Brasil. Hoje, o grande destaque de produção do coco verde vai para a Indonésia, Índia, Filipinas, Sri Lanka e o Brasil.

Aqui no Brasil, a maior concentração da produção do coco verde se dá no nordeste do país, porém existe uma grande abrangência pelos outros estados, essa abrangência se dá pela grande fama e popularidade do coco. O fruto possui uma grande versatilidade, talvez, sua forma de consumo mais popular seja a sua água. A água de coco é uma bebida consumida mundialmente, rica em potássio, baixo valor calórico e um alto valor de reidratação. Outras formas de utilizar o coco é na fabricação de coco ralado, óleo de coco, ração animal, leite de coco, coco seco in natura entre outras.

Com a grande versatilidade a alta produção de seus derivados, o coco gera uma quantidade bastante significativa de resíduos. Qual é o resíduo do coco? Na verdade, o coco possui mais de um subproduto/coproduto, um deles é a casca. A casca do coco verde é um resíduo com alto potencial de aproveitamento que ainda foi pouco explorado. Para que serve a casca de coco? Em alguns lugares, se extrai as fibras da casca de coco para a confecção de artesanatos e de adubos, porém, em estudos recentes mostra-se a eficiência da utilização da casca de como na alimentação de ruminantes.

Como utilizar a casca de coco? Os atributos físicos e nutricionais da casca de coco mostram que ela é uma ótima opção de alimento volumoso alternativo para ruminantes, tendo em vista a alta disponibilidade no mercado e o baixo custo de aquisição. Seu alto teor de fibra bruta auxilia a manter a flora do rúmen. Ainda carece de estudos direcionados para a utilização da casca de coco na alimentação de ruminantes, mas os estudos existentes já apontam resultados bastante satisfatórios.

Outro resíduo, é a torta de coco. A torta de coco é originada a partir da extração do óleo de coco e tem como principal função o enriquecimento nutricional de ração animal, por se tratar de um alimento com teores proteicos e energéticos bastante significativos (aproximadamente 25% de proteína, 12% de fibras e 35% de lipídeos). Devido ao seu alto valor nutricional, com minerais, proteínas e lipídeos, além de ser utilizada na suplementação animal, os estudos começam a apontar a possibilidade de incluir a torta de coco na alimentação humana.

Consulte sempre um profissional, médico veterinário ou zootecnista, para fazer uma formulação adequada do concentrado antes de fornecer aos animais, para que não haja perca no desempenho do animal por uma formulação administrada de forma equivocada.

No marketplace Agro2Business.com você também pode vender ou comprar produto/subproduto/coproduto do segmento agro como fonte alternativa para nutrição animal! 

Por Vinicius Ferarezi 

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down