29 de jul de 2020

Suplementação com aditivo natural à base de levedura diminui afecções em bovinos

O atual sistema de produção de bovinos confinados possibilitou vários benefícios como redução da idade ao abate e melhor rendimento e qualidade da carne. No entanto, quando o manejo, nutrição e sanidade não são realizados corretamente, esta intensificação do sistema pode resultar em déficits em desempenho e imunidade, que favorecem o aparecimento de doenças. Entre as enfermidades, as respiratórias são que mais acometem animais em confinamento sendo responsáveis por até 56% das doenças. Isso gera perdas econômicas anuais resultantes tanto da diminuição da eficiência alimentar, como em aumento dos custos de produção por perda de sanidade do rebanho, pior qualidade de carcaças e até a morte dos animais.

Para minimizar as doenças respiratórias, tem sido estudado o uso de aditivos alimentares naturais como as leveduras, que pode auxiliar a microbiota ruminal, fortalecendo o sistema imune e reduzindo a contaminação de patógenos. A ICC Brazil, especializada na produção de soluções inovadoras para a saúde e nutrição animal à base de aditivos de levedura, desenvolveu o RumenYeast®.É composto por metabólitos de fermentação sendo a nutrição ideal para a microbiota ruminal, além de promover a saúde intestinal e fortalecimento do sistema imune. Ele atua na manutenção do pH e estimulação das bactérias celulolíticas, proporcionando uma melhor condição do rúmen.

Um estudo realizado no Confinamento do Núcleo de Produção Animal (NUPRAN), na UNICENTRO, em Guarapuava (PR), pela equipe do Prof. Dr. Mikael Neumann e da Dra. Prof. Heloísa Bertagnon avaliou o efeito de RumenYeast® sobre afecções pulmonares em novilhos de corte. Notou-se que, ao longo do confinamento, uma maior quantidade de animais do tratamento controle apresentaram secreção nasal e maior temperatura orbital quando comparado aos grupos com dietas suplementadas com RumenYeast®.

“Para verificar se este aumento de doença respiratória era decorrente de diminuição dos mecanismos de defesa dos animais, foram realizados exames de sangue que demonstraram que os animais que receberam RumenYeast® na dieta apresentaram as células sanguíneas (neutrófilos) com maior capacidade de eliminar os agentes causadores de doença. Além disso, no dia do abate foram examinados os pulmões dos animais, e verificou-se que os que receberam RumenYeast® na dieta apresentaram menos secreção nasal e desenvolveram menos pneumonia em comparação aos que não receberam”, afirma Liliana Borges, Analista de P&D da ICC Brazil.

A pesquisa mostra que a suplementação com RumenYeast® na dieta melhorou a saúde dos animais avaliados, que pode impactar em maior produtividade, menores gastos com antibióticos para tratamento dos animais doentes, menor resistência bacteriana por tratamentos incompletos e, menor transmissão de doenças entre os animais confinados. 

*Se a sua atividade agropecuária gera resíduos e subprodutos amplie o seu canal de comercialização com a Agro2business e monetize melhor suas vendas.

*Por outro lado, se o seu negócio utiliza como matérias-primas resíduos e subprodutos de origem agropecuária encontre na Agro2business  uma ampla oferta de itens e fornecedores confiáveis para o seu negócio.

O que você achou deste conteúdo?

guest
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários

Artigos relacionados

subproduto-milho
Por Agro2Business
9 de jul de 2022
Nenhum comentário
farelo-soja
Por Agro2Business
2 de jun de 2022
Nenhum comentário
fontes-alternativas-nutricao
Por Agro2Business
27 de maio de 2022
Nenhum comentário
magnifiercrosschevron-down